Uma economia estagnada
Numa economia estagnada há períodos melhores e outros piores ao sabor da conjuntura. Neste momento a economia mundial apresenta alguma melhoria e Portugal surfa a onda mas sem fazer nada por isso.
O Turismo e as exportações dependem de factores externos que os empresários têm conseguido aproveitar. Basta um abrandamento lá fora para que a economia portuguesa recue. Sonha-se com uma economia a crescer 3% mas a verdade é que é o próprio governo que prevê uma redução do PIB para 1,5% já em 2018 .
Sem medidas estruturais e sem investimento como pode a economia sair da estagnação ?
Neste momento beneficiamos de duas coisas. Uma, é que depois de um programa de austeridade, em que a economia contrai, é normal que a passe a expandir e que haja algum crescimento. O que seria estranho é que depois de um programa de ajustamento a economia continuasse a minguar. Há de facto um benefício daquilo que foi a política e a herança de Passos Coelho. Depois há uma conjuntura económica europeia que é neste momento muito mais favorável do que era há dois ou três anos.
É puramente conjuntural. Vamos voltar rapidamente para taxas de estagnação à volta de 1%, 1,5% de crescimento. Este sonho de que de repente vamos ser uma economia pujante, a crescer a 3% ou a 3,5%, penso que vai desaparecer rapidamente.
Não se zanguem há muita gente a pensar assim, oxalá estejam errados.