Um terço das escolas superaram os objectivos fixados
Não são todas iguais, longe disso. E é possível fixar objectivos e medi-los. Como em todas as actividades é necessário premiar o mérito.
Todos os alunos que abandonaram a escola, anularam a matrícula ou ficaram retidos ou excluídos por faltas foram considerados como estudantes em situação de risco e, por isso, o seu percurso foi acompanhado.
A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência encontrou 89 escolas que, apesar de terem "tido elevados níveis de abandono em 2012/13", conseguiram reduzir o abandono escolar para menos de metade no ano passado.
Cada uma destas escolas ganhou, por isso, 30 horas de crédito que poderá usar este ano com projetos para melhorar os resultados dos seus alunos.
Segundo o MEC, estas 89 escolas representam cerca de 25% das que têm elevados níveis de abandono. No total, o MEC vai atribuir-lhes 2.670 horas de crédito horário. E temos O Indicador de Eficácia Educativa (EFI) .Além disso, este ano foi possível “identificar quatro agrupamentos de escolas que ao longo destes três anos se mantiveram no grupo de topo das 20% de escolas que mais evidenciaram melhoria nos resultados da avaliação sumativa externa (exames ou provas nacionais), tendo-lhes sido atribuído, de acordo com os critérios previstos, um crédito de 30 horas”.