Um passo de gigante - Zona Euro com orçamento
Os passos a dar são dificeis mas necessários . Um dos mais importantes é dotar a Zona Euro com Capacidade Orçamental. Não se trata de juntar mais um orçamento aos já existentes orçamentos sectoriais de coesão.
O debate entre os ministros das Finanças do Eurogrupo não evoluiu ainda para a fase em que se discute o montante global para esse novo orçamento da zona euro, que estará disponível para reduzir disparidades entre Estados membros, apoiar reformas estruturais e aumentar a produtividade e a “atractividade de pertencer à zona euro”
Na mesma sessão, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, considerou que além da promoção da convergência e competitividade, o orçamento da zona euro deve também conter uma “dimensão de estabilização”, que garanta a resiliência e estabilidade da zona euro, protegendo os Estados membros de choques assimétricos.
“É preciso um verdadeiro orçamento da zona euro que seja mais do que um instrumento orçamental e não esqueça nenhuma dimensão, nomeadamente de estabilização."
A Zona Euro desenvolve-se e estabiliza fazendo ela própria o caminho