Um país pobre armado em rico
Em Montalegre a população prefere reabrir uma mina de volfrâmio a iniciar uma exploração de lítio. Dizem que a exploração de lítio não é rentável tal como em 1986, ano em que fecharam a mina de volfrâmio, consideravam que este minério não era rentável. Se não fosse triste daria vontade de rir.
É óbvio que o preço do minério tem a ver com a procura nos mercados mundiais e nesta altura e no futuro é o lítio que está em alta. Mas o volfrâmio que foi abandonado está agora também em alta . E cá temos um país pobre a não saber qual a maior riqueza que pode explorar.
A petalite não é atrativa para as empresas que exploram o lítio. Não será fácil rentabilizar a exploração“, disse Orlando Alves.
Ao ECO/Capital Verde, fonte oficial da Lusorecursos garante que os estudos já realizados no terreno à petalite de Montalegre pelo seu parceiro tecnológico Outotec, a mesma empresa finlandesa responsável pelo projeto de lítio de Keliber, na Finlândia, revelam a viabilidade em permitir a extração de lítio de qualidade. Os relatórios foram já validados junto de parceiros financeiros internacionais, que os aceitaram para avançarem com investimento.
Mas é óbvio que nós é que sabemos e em nossa casa mandamos nós.