Um golpe de Estado falhado
Só em democracia é que um processo Gold é possível investigar. Atinge áreas sensíveis do Estado e mostra que bem pior do que o que está à vista são os subterrâneos esconsos, onde se albergam poderes não eleitos e dificilmente escrutináveis. Poderes que foram ignorados e que fizeram saltar para a comunicação social crimes de quebras do segredo de Justiça, nunca punidos "... "o ruído, as palavras fora do processo, especialmente as cirúrgicas e as distorcidas, não atraem a defesa". "Além de ser ilegal e repugnante, pode servir apetites, agendas ou interesses, mas não serve nem os interesses do Direito nem os da Justiça".
Antero Luís, igualmente ex-diretor do Serviço de Informações de Segurança (SIS) foi também um dos convidados num jantar em casa de Maria Antónia Anes, no início do verão, onde estavam outros altos dirigentes do Estado. Como foi noticiado esta refeição foi organizada pela, na altura, secretária-geral do ministério da Justiça, reunindo várias figuras de relevo, dirigentes das secretas e da Justiça.
Com esta notícia está montado o lamaçal onde cresce a suspeita do crime organizado e da associação criminosa. Sem direito a contraditório. Depois disto a punição pode ser mais ou menos rigorosa mas a verdade que se quis passar já não é lavável. É uma nódoa, que vai levar a uma operação de alto a baixo, com as consequentes substituições e mudança de interpretes que é para já o que se pretende.