Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Um europeísta convicto é de esquerda ou é de direita ?

O BE, o PCP e o Podemos, estão contra a "submissão" dos países a Bruxelas. Isto faz destes partidos, partidos de esquerda ? É que a Frente Nacional de Le Pen diz o mesmo e é de extrema direita .

E o PS que é convictamente europeísta é de direita ? E os partidos socialistas que são europeístas são todos de direita ? Esta dicotomia esquerda/direita já não serve.

Para alguém de esquerda ser europeísta é ser de direita; para alguém de direita ser europeísta é ser de esquerda . E ainda é mais evidente se falarmos em extrema direita e extrema esquerda.

E criar riqueza para distribuir riqueza é de direita mas distribuir riqueza para criar riqueza é de esquerda. Basta comparar o anterior governo com o actual. Em que ficamos ?

Se alguém for europeísta, adepto da economia social de mercado e defender uma mais justa distribuição da riqueza é neoliberal ? Socialista ?

Será que os partidos que conhecemos estão a perder a capacidade de se adaptarem a um mundo em constante mudança ? Ou ficamos por mais estado/menos estado ? Mais sociedade civil/menos sociedade civil ?

E ser liberal social ? Defender uma sociedade civil forte e interveniente e um estado social ? É de esquerda, é de direita ?

Ou ser de esquerda é ser marxista-Leninista e ser de direita é ser apoiante da democracia e da economia social de mercado ?

É que é neste último sistema que vive mais gente com uma qualidade de vida jamais conhecida .É esta evidência ser de direita ?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.