Um acordo pífio
Um acordo envergonhado, instável, sem credibilidade e que não durará um ano. Só se recupera a credibilidade nas instituições com novas eleições antecipadas. O pais olha para a presente situação surpreendido e enganado . As sondagens são claras. A situação só pode dar num governo pífio .
"Todos os líderes disseram que isto é um acordo histórico, mas se é assim deviam ter orgulho em exibi-lo e fazerem uma cerimónia pública. Não, foi uma cerimónia às escondidas, parece que têm vergonha do que assinaram. Ou seja, eles próprios não acreditam nisto".
Seja como for, conclui Mendes, "só por milagre" este governo durará uma legislatura: "Isso é ficção política que ninguém em Portugal, da direita à esquerda, acredita. Basicamente, é governo para durar um ano. Porque o acordo é pífio, as medidas que lá estão são para um ano, Costa chega ao poder já com autoridade diminuída, sem estado de graça, e depois porque os três partidos desconfiam uns dos outros".
Cresce a ansiedade entre os socialistas com a possibilidade de Jerónimo descambar ainda antes da formação do governo . Os irresponsáveis do BE andam a passear em Paris a dar uma de " solidariedade internacionalista" enquanto acusam Cavaco de andar a passear na Madeira.