Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Três anos após a saída da Troika não estamos melhor

É isso o que nos diz a avaliação das agências de rating . Continuamos no "lixo" e mesmo a DBRS não sobe a classificação. Digamos que a mais pequena das agências - a DBRS - vai mantendo o país na mais baixa das avaliações positivas mas como um bodo aos pobres. É a forma que encontraram para não deixar cair o país e retirá-lo do acesso aos mercados o que implicaria mais um resgate.

Se o sucesso é assim tão grande porque é que as agências de rating não melhoram a avaliação do país ? Estamos a regredir aos olhos das entidades externas, nenhuma vê progressos .

"Não podemos ficar satisfeitos, não nos podemos contentar com manutenções de níveis de análise de risco muito inferiores àqueles que os nossos parceiros europeus têm e que penalizam o Estado português", disse.

"É preciso ter outro fôlego, ter outras políticas e ter continuado um caminho de crescimento económico sustentado e de contas públicas sólidas, sem aumento de dívida, para hoje as agências de rating estarem a rever em alta os ratings, dando sinal de terem compreendido o esforço sustentável, sólido e duradouro que o Estado português estaria a fazer", sustentou.

Basta ler a DBRS para perceber isso mesmo. As razões positivas estão todas ligadas ao facto de pertencermos à União Europeia as negativas, são todas as que nos levaram ao resgate de Sócrates.

1 comentário

Comentar post