Todos os candidatos são independentes até ver
Marcelo Rebelo de Sousa até foi corrido por Passos Coelho que lhe chamou "ventoinha". Depois disso é fácil para Marcelo afastar-se do seu partido de sempre. Sampaio da Nóvoa precisa dos votos do PCP - os votos de Edgar Silva - e do BE - os votos de Marisa Martins - e precisa da asa esquerda do PS - esses são os seus votos - porque os votos da asa direita do PS são de Maria de Belém.
Há mesmo quem diga que Maria de Belém tem como objectivo combater António Costa e os acordos que subscreveu à esquerda. Também é por isso que António Costa já decidiu em quem vai votar.
Quanto a independências estamos conversados. Estão todos à espera que haja uma segunda volta com uma esperança de unidade que é muito improvável. É que como se percebe as candidaturas apareceram para se combaterem. E depois vão juntar-se ? A narrativa não é nada linear.
Estão todos contra Marcelo. Será porque o consideram de direita ou porque Marcelo é o mais bem colocado para ganhar ? A verdade é que os dois últimos debates obrigaram Marcelo a meter as mãos na massa, coisa que ele evitou fazer durante 40 anos. Até em discordância com Cavaco Silva, o mal amado presidente, o único político que obteve quatro maiorias absolutas. Cavaco ríspido e longe das pessoas, Marcelo afectuoso e próximo, eis a narrativa que lhe convém.
Parece que há sondagens que indicam que Maria de Belém já só pode descer embora ainda esteja ligeiramente acima de Sampaio da Nóvoa. Será que a primeira volta se faz só à esquerda? E essa não é a melhor maneira de assegurar a Marcelo a vitória sem ser necessária uma segunda volta ?
São todos independentes até ver