Típico do PS - a lei da rolha
Agora os comandantes distritais não podem dar informações à comunicção social. E percebe-se porquê. As notícias são muito más e ainda estamos no ínicio do verão. Não há como centralizar a comunicação em gente amiga que antes de falar recebe ordens .
Quer dizer a fonte para o jornalista passa a ser alguém que está num qualquer gabinete, fonte que ande no terreno não dá garantias. Pode dizer a verdade.
Hoje um jornalista na RTP1 dizia-se nada surprendido, anda nisto há muitos anos e sabe que esta tentação de mordaça é recorrente.
É claro que os jornalistas vão passar ( já o fazem) a entrevistar as vítimas dos incêndios, os moradores no teatro de operações. Os comandantes distritais amordaçados vão ter o tempo todo para se dedicarem ao combate aos incêndios. Mas claro, haverá uma informação oficial que passará em tudo o que é jornal e televisão. E quem é que neste ambiente, chamesmo-lhe oficial vai fazer perguntas incómodas ?
Os incêndios tendo em vista as proporções e os desastres bem como o envolvimento de António Costa como ministro da Administração interna são um pesadelo para o governo.
Há que calar vozes independentes e chamar os boys que foram nomeados há apenas dois meses.