Subsídio de férias pago por Certificados de Aforro ?
Os privados já estão a contribuir com corte nos salários, é o momento para chamar os funcionários públicos e os pensionistas a contribuir. Seria uma enorme ajuda para a liquidez das empresas e do próprio estado.
Daqui a dois anos os Certificados de Aforro seriam convertidos em dinheiro. É uma ideia justa e com efeitos imediatos mas é claro que lá se iam as férias cá dentro dos portugueses e a hotelaria e a restauração sofreriam um rude golpe.
Já ninguém tem dúvidas que de uma forma ou outra a austeridade é uma certeza desagradável aliás, já há muita gente a sofrer com ela. E já há mais umas quantas taxas e taxinhas em vários sectores.
Um ano, na vida de um funcionário público, em que não perde rendimento salarial ao contrário de muitos milhões no sector privado, mas vê, isso sim, os seus subsídios de férias e de Natal aplicados e com juros, somente adiados com direito a extra, penso ser uma ajuda preciosa para um Estado que precisa de toda a liquidez que possa arranjar.
Para o subsídio de férias a pagar já nos próximos meses será tarde ( há reservas feitas ) mas para o subsídio de Natal deste ano e para os subsídios do próximo ano as famílias teriam tempo para se prepararem.
Complicado para um governo que jurou não haver austeridade ? Sem dúvida mas o que tem que ser tem muita força.