Se a TAP fosse viável dinheiro não seria problema
O pobre rapaz que está ministro veio ameaçar com a nacionalização da TAP. Que o Estado vai meter dinheiro e que por isso vai mandar. Mas o Estado não mandou já durante décadas ? E o resultado não foi uma empresa onde se afundaram muitos milhões ?
Há uma década atrás as companhias de transporte aéreo europeias fizeram um movimento de aproximação entre si, trocando capital, juntando passageiros, centralizando serviços. A Ibéria com Bristish, a Lufthansa com a Alitália, a Air France com a KML e assim por diante...
Sabem uma coisa ? Apesar de estar no mercado ninguém quis juntar-se à TAP.
Na operação de privatização apareceu um aventureiro Colombiano que no momento de passar o cheque não tinha dinheiro. E a solução actual passa por um empresário de transportes terrestres e por um empresário que possui uma pequena companhia nos USA e outra no Brasil. Precisava de uma companhia europeia com licença para operar entre os dois lados do Atlântico.
Desta forma encaminha os passageiros europeus para as suas companhias que operam internamente na América do Norte e na América do Sul e, ao invés, encaminha os seus passageiros americanos para a TAP.
É uma estratégia com pés para andar no mundo competitivo do transporte aéreo onde o COD SHARE representa 80% do negócio ( distribuir os passageiros entre si). Neste mercado que vantagem trás o estado ? Dinheiro grosso ? Não tem. Conhecimento do negócio. Não tem.
Então que solução trás a nacionalização? Nenhuma. Digam ao pobre rapaz que está ministro que quem faz a mesma coisa e espera resultados diferentes é imbecil ( Albert Einstein).
Abram falência e no seu lugar criem uma empresa à medida do país e dos critérios actuais do negócio. Mas, claro, é preciso ter a coragem que falta a um governo que não resolve problemas apenas os empurra para a frente com a barriga..