Santana Lopes : o meu reino por uma candidatura
Sexagenário, o que é que leva Santana Lopes a abandonar uma gaiola dourada para se candidatar a presidente do PSD ? Se fosse mais jovem, bem se compreendia, uma boa doze de nervos e aventura fazem milagres. Santana Lopes sabe alguma coisa que nós não sabemos ?
Deixa o lugar de Presidente da Santa Casa e se perder não será nem primeiro ministro nem presidente da República . Dá tudo para ter a chance de se redimir da maldade que lhe fez o Presidente Sampaio ? Como nos lembramos, Sampaio demitiu Santana Lopes quando este era primeiro ministro e gozava de maioria absoluta na Assembleia da República.
Ou será que nas contas de quem o aconselha, os dois anos que faltam para as eleições Europeias e Legislativas vão ser amargos para António Costa ? O crédito às famílias para comprar casa torna a ser um problema, a importação de carros já deu um valente pontapé nas contas externas, o crescimento da economia soçobra, a dívida mantém-se uma das maiores do mundo. E o PS não vai querer mexer na Lei Laboral.
E Santana sabe que nenhum destes problemas pode ser travado com PCP e BE a bombar exigências de mais despesa. Assim, até lá, os apoios à governação desistem e o PS vai ter que governar apoiando-se onde calha o que acabará tudo em eleições antecipadas.
Neste cenário, Santana pode ter 50% de hipóteses que não viu na candidatura à câmara de Lisboa, recusando-a .
Qual é o jogador que não vai a jogo com 50% de hipóteses ?