Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Salvar o SNS fazendo mais 100 000 cirurgias com a actual capacidade instalada

Há muito que muita gente defende que para manter o Serviço Nacional de Saúde é, antes de tudo, necessário melhorar a eficiência do sistema . É preciso melhorar a utilização dos blocos operatórios ( o que só por si permitiria executar mais 100 000 cirurgias/ano) bem como melhorar a utilização dos equipamentos mais pesados .

O trabalho de 2015 (Avaliação da Situação Nacional dos Blocos Operatórios) surgiu como consequência de uma sugestão do relatório final do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar, em 2011, em que participou Jorge Penedo. Outros dois estudos, também de 2015, ligados ao aproveitamento de equipamentos médicos pesados (como as máquinas de TAC) e à melhoria dos cuidados intensivos  ficaram igualmente na gaveta.

PS : A petição que anda por aí a recolher assinaturas contra a reorganização hospitalar é mais do mesmo. A defesa ideológica do SNS e nada tem a ver nem com a sua sustentabilidade e qualidade nem com o bem dos doentes. É mais uma manifestação do neo-conservadorismo  mais retrógrado.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.