Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Sair do euro para pagar a dívida.

Vale a pena? É o que João Ferreira do Amaral propõe. Sair do euro mas na União Europeia como há outros países que pertencendo à União Europeia nunca aderiram ao euro. As vantagens é ter moeda própria e independência orçamental. Segundo o Prof é a única maneira de pagar a dívida.

"Para convencer os outros países da utilidade de sairmos do euro deveríamos assinalar que essa saída fará acelerar fortemente o crescimento económico e melhorar o saldo da balança de pagamentos pelo que teremos muito maior capacidade de pagar a nossa dívida externa. Além disso, deixaremos de ser um factor de instabilidade dentro da zona euro. Não faz sentido que Portugal, um dos países mais endividados do mundo em termos de dívida externa, se mantenha com uma moeda - como é o euro - que, dentro das moedas que contam, é a moeda mais forte a nível mundial. É desastre garantido."

Mas a verdade é que o proposto equivale voltar ao passado. E no passado fomos sempre pobres, desiguais e a viver do ouro do Brasil, das remessas dos emigrantes ou dos subsídios da UE. Não percebo por que seria agora diferente.

A única forma de sermos capazes de ser um país sustentável e justo é produzir mais do que se consome. Fora ou dentro do euro!

1 comentário

Comentar post