Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Regresso ao pesadelo do défice externo

E é a isto que chegamos. Regresso ao pesadelo do défice externo já em 2019 - algo que Pedro Passos debelou em 2013, após anos de desiquilibrios com o estrangeiro - e aos anémicos crescimentos da economia, empregos de baixos salários, aumento da precariedade, investimento público no mais baixo nível de sempre, e a maior carga fiscal de sempre. Lembram-se do campeão do crescimento da Europa? Pois, o fanfarrão Costa colocou Portugal entre os seis que menos cresce na UE a 28. É assim.

Estamos condenados a um lento empobrecimento.

A Balança corrente - contas com o estrangeiro, comércio externo, pagamentos de juros com os empréstimos aos estrangeiros, de dividendos, remessa de emigrantes - foi negativa em 2018. O que sucede, pela primeira vez desde o Governo de Pedro Passos.
Safou as contas externas, imaginem, os fundos estruturais da UE... mas em 2019, o País está condenado: as contas com o exterior ficam no vermelho.

Costa e Centeno não aumentaram o potencial da economia. Vejam: Não há, nesta legislatura, uma porcaria de investimento estruturante digno desse nome. O último foi na AutoEuropa, em 2015, e foi com isto que aumentaram as exportações. O resto, é o turismo, foi o ciclo bom e pouco mais...

Como não investiram em equipamentos (renovação na TAC hospitalar no SNS, rodo-ferrovia, estruturas aero-portuárias), Costa e Centeno vivem à custa dos impostos do passado e do futuro - alguém, no passado pagou para o meu amigo ir à consulta e alguém, lá mais para diante, vai pagar o desgaste da maquinaria, como o simples raio-X do hospital... ou custear os buracos da estrada. Sim, porque Costa e Centeno nada renovaram. Parasitaram sobre o que há.
O desgaste destes equipamentos está calculado pelo INE em alguns milhares e milhões de euros!

Enquanto isto, Marcelo acha piada e esconde-se nos afectos. Uma figura.