Descentralizar é aproximar e fazer parte da solução
Há muita gente que mudou de opinião. As crises têm estas vantagens é preciso mudar, encontrar soluções. A proximidade dos centros de decisão aos problemas, eliminando níveis intermédios de decisão que nada acrescentam é uma das formas. E retirar poder a meia dúzia de iluminados que a partir do ar condicionado tratam de assuntos que não conhecem é outra.
O actual governo está a transferir competências na área da saúde e da educação para os municípios. Com isto envolve os verdadeiros interessados. Municípios, famílias, alunos e doentes. Curiosamente, os municipios PS, a pensar nas eleições, não querem agora o que sempre reinvindicaram. Pequena política. O governo também está pensar nas eleições. Pois... Rui Rio e António Costa já saltaram para dentro do barco da regionalização. É preciso ter atenção à possível criação de uma classe política que custaria muito dinheiro aos contribuintes e à responsabilidade e controlo dos dinheiros públicos locais. No resto só há vantagens.
Claro que há quem perca poder com a regionalização e esses não querem. Burocratas estatais e sindicalistas estão contra. Não se podia esperar outra coisa bem entendido. E a ideologia que o PC defende também não deixa.
É o lado para onde melhor durmo...