Quem ganha com os incêndios ?
Fazem-se relatórios para nos dizerem que a culpa é do calor, da falta de limpeza e de meios, mas ninguém manda fazer relatórios para responder a esta pergunta óbvia. Quem ganha com os incêndios ?
Depois do incêndio a madeira ardida é comprada por quem ? Quem é que faz negócio com os meios de ataque ao incêndio ? Quem compra, manda reparar, manda fazer a manutenção dos meios ?
E os meios da força aérea não podem estar preparados com "kits" que transformem aviões de transporte em aviões de combate aos incêndios ? O mesmo para hélios ?
Autoridades locais dizem ( sem que ninguém os ouça) que depois dos incêndios aparecem uns senhores muito bem intencionados a quererem comprar a madeira e as terras, assim transformando minifúndio em latifúndios a partir do emparcelamento das terras.
Mas já alguém viu algum governante deslocar-se ao terreno para ouvir os locais ? Já alguém se deu ao trabalho de seguir o circuito económico iniciado com um incêndio ? Ou é pura maldade ? Ou é o raio ( que os parta)?
Há mortes no dia de hoje, amanhã de manhã vamos ficar a saber em toda a extensão a hecatombe que decorre neste momento. E lá teremos mais um relatório que tem como objectivo silenciar, de preferência com resultados daqui a três meses e longe do período das eleições.
O que é preciso fazer para tirar de cima os políticos e dar meios e competências aos poderes e populações locais ?
E as mãos criminosas são assim tão poderosas que se tenha medo ? É que a troika ( de gente lá de fora) em três anos derrubou o " dono disto tudo", um governo estadista e vários gestores vencedores de prémios internacionais.
Ou estamos à espera que arda tudo para depois chamar alguém independente das negociatas para colocar as coisas nos eixos ?