Prós & Contras
Os prós são a criação de emprego ( 110 000 ) e o défice (2,1%), apesar de o investimento ser muito baixo e de várias medidas orçamentais não serem repetíveis .
Os Contras são os juros altos (4,2% ) e a dívida ser elevadíssima (ligeiramente acima de 130%), apesar da ajuda de compra de dívida pelo BCE e de o rácio beneficiar com a subida da economia.
Mas o ponto é que se não fosse estarmos na União Europeia os Prós eram bem mais modestos e os Contras bem mais prejudiciais.
Porque a criação de emprego resulta das exportações que crescem à boleia do crescimento da economia da UE e, o défice, está a ser controlado graças à disciplina orçamental imposta pelo Tratado Orçamental . Se assim não fosse não teríamos nem uma coisa nem outra.
Quanto aos Contras as taxas elevadas seriam bem mais elevadas sem a ajuda do BCE e a dívida bem mais elevada se não fosse a disciplina orçamental. Fora da Zona Euro teria razão o tal holandês . Copos e gajas . Mais umas auto estradas e umas circulares...
Para o PCP e o BE é preciso romper com a Zona Euro e a seguir com a União Europeia. Quem não percebia agora já pode perceber . É patriótico e de esquerda...