Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Prenda de Natal para a UE

Um plano de 300 mil milhões de investimento para tirar a UE da deflação e da recuperação débil da economia que está a recuperar mas lentamente. À austeridade de Durão Barros/ Merkel, Juncker aposta na crescimento. Também é verdade que o grosso do ajustamento está feito.

Paralelamente, o BCE de Mário Draghi continua a insuflar confiança nos mercados e compra dívida. Todos esperam que nas próximas semanas arranque com a compra de dívida soberana. Os montantes a comprar serão proporcionais à dimensão do país  pelo que Portugal poderá ver a sua dívida baixar consideravelmente. Junte-se-lhe as taxas de juro mínimas actuais e temos a reestruturação da dívida concretizada.

O BCE está preparado para introduzir mais estímulos, caso sejam necessários, confirmando as informações que já tinham sido avançadas pelo próprio líder da autoridade monetária, Mario Draghi, no início da semana passada. No entanto, e como também já foi explicado por outro membro do conselho executivo do BCE, Benoit Coeuré, os responsáveis estão a estudar os dados para evitar decisões precipitadas.

Parece que há mesmo luz ao fundo do túnel.