Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Precisamos de um Estado amigo do empreendorismo

Um conjunto de cientistas, engenheiros, médicos, físicos e empresas juntaram-se para, trabalhando dia e noite, desenvolver um ventilador totalmente português. Conseguiram-no em 45 dias.

Depois foi preciso que o Estado desse a sua bênção através do INFARMED que o licenciou. Fê-lo demorando mais tempo que os tais 45 dias que se demorou a desenvolvê-lo.

Entretanto, o país andou a comprar ventiladores lá fora e deixou de exportar o nosso. E os nossos doentes tiveram que esperar para beneficiar do trabalho e da imaginação dos nossos empreendedores.

Cem destes ventiladores já estão a tratar os nossos doentes nos nossos hospitais e 500 deles foram exportados para o Brasil havendo outras encomendas de vários países.

Este peso do Estado é um dos principais handicaps que trava o empreendorismo. É mais fácil importar do que fabricar . O Estado não sai da frente, não faz nem deixa fazer e, é de tal maneira pesado que impede que a necessária reforma se faça.

Há muito que se reconhece que o estado não faz parte da solução mas, as reformas tardam, pese a cada vez maior certeza que sem reformas Portugal vai continuar a patinar e a ficar para trás.

E não, não é por falta de dinheiro.