Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Portugal precisa de um novo modelo de crescimento

O modelo de crescimento que o país tem seguido canaliza para fora do país grande parte da riqueza produzida - via encargos com a dívida - e colocou na mão de estrangeiros importantes activos económicos. É preciso um novo modelo económico.

Portugal tem todas as condições para substituir as fontes de energia importadas por fontes de energia nacionais . Pode desenvolver sistemas auto-sustentáveis nos sectores da água, da agricultura, da alimentação e dos resíduos. E o turismo é um sector que ainda agora dá os primeiros passos. E a segunda maior zona marítima do mundo é um oceano de oportunidades.

Trazer o turista num avião que compramos à França, movido por combustível que importamos do Mar do Norte, que dorme em hoteis de grandes cadeias internacionais e que comem e bebem o que importamos do estrangeiro, o que fica para pagar a dívida é poucochinho. E, além de tudo isso, andamos a preparar toda uma geração de jovens capazes para a emigração.

É importante enfatizar que o modelo económico do passado é que criou esta dívida, retirando recursos e lucros para benefício de financiadores distantes. Jovens e educados portugueses foram encorajados, e até forçados, a abandonar o país por forma a procurar avançar na carreira e assegurar um futuro. Estas dinâmicas criaram uma espiral negativa que só poderia resultar em dívida e dependência.

"As mais-valias portuguesas encontram-se na sua cultura e nas suas pessoas. Este novo modelo pode elevar essas qualidades e princípios. A nossa abordagem foca-se diretamente em pôr essas qualidades únicas no centro do modelo económico para que a economia trabalhe para as pessoas, em vez de serem as pessoas a trabalharem para a economia "

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.