Portugal é um país livre mas não é um país próspero
Portugal há 20 anos que não cresce. Temos uma dívida que não desce, salários baixos e 2 milhões de pobres. Só resolveremos estes problemas com o crescimento do PIB por um período prolongado no tempo. Para isso é preciso mudar o modelo económico.
A Iniciativa Liberal defendeu este sábado que caso se resista a "conformismos e falsos unanimismos" e se impeça que "o Estado se confunda com um partido", os portugueses "serão tão bons como os melhores e mais livres do que nunca".
Portugal foi ultrapassado por países que eram mais pobres do que nós. Temos que ter a humildade de aprender com esses países e mudar. Não temos que ser pobres.
"Graças ao 25 de Abril e ao 25 de Novembro, nasceste num país democrático e livre, mas a liberdade que verdadeiramente interessa não é a dos países, é a das pessoas e não há verdadeira liberdade enquanto não houver igualdade de oportunidades e possibilidade de escolha".
A escola pública não garante a igualdade de oportunidades e a saúde pública não garante a possibilidade de escolha. Só com mais riqueza é que os portugueses terão mais igualdade e mais liberdade de escolha. Nessa altura seremos um país mais livre e também mais próspero.
Não é por acaso que Portugal não cresce apesar dos milhões em subsídios europeus, em dívida e da elevada carga fiscal. A quem interessa este estado de coisas e não deixa mudar ?
Mais do que nunca é preciso questionar os donos disto tudo.
PS : homenagem de Rosete Rodrigues