Podemos sempre optar pelas vacinas russa e chinesa
Uma das vacinas que estão em teste produziu uma reacção adversa num dos voluntários o que levou ao cancelamento do teste. É assim no mundo livre onde há critérios e vigilância e que coloca a saúde humana em primeiro.
Nas vacinas produzidas na Rússia e na China a pressa remete a saúde humana para lugar secundário, a propaganda política está primeiro.
Trump já nos anda a vender a vacina contra a opinião dos investigadores americanos usando a vacina como arma política nas eleições presidenciais.
No mundo livre as coisas são todas muito mais difíceis pois há livre expressão e transparência sendo a única forma de manter relações de confiança e não de obediência. A concorrência é a melhor forma de vigilância.
Quem é que se oferece para testar as vacinas que ultrapassaram todas as fases de produção sem efeitos laterais ? ( se é que passaram por todas as fases)
De acordo com os resultados dos primeiros ensaios clínicos, divulgados em julho passado, esta possível vacina "parece segura e gera anticorpos", mostrando então resultados promissores no que diz respeito a segurança e imunidade.
A Organização Mundial da Saúde considerou a vacina da AstraZeneca uma das mais fortes candidatas. Noventa por cento dos 1077 voluntários (entre os 18 e os 55 anos) que participaram na primeira fase do ensaio clínico da "vacina de Oxford", como é conhecida, desenvolveram anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.