Permanecer na Zona Euro é condição indispensável para o investimento
No quadro da Zona Euro os investidores encontram garantias indispensáveis para tomarem decisões de investimento em bens e produtos transaccionáveis - investimento privado - e nas empresas exportadoras que investem em inovação e desenvolvimento.
Fora deste contexto regressaremos ao investimento público em infraestruturas não transaccionáveis o que a acontecer será um erro irremediável. Como se verificou nos últimos vinte anos.
Por outro lado, a transformação estrutural necessária ao aumento do produto potencial requer que os recursos financeiros sejam afetados aos setores e às empresas mais dinâmicos. Numa economia com baixas taxas de crescimento do produto potencial e com uma dinâmica demográfica negativa, o crescimento das empresas terá necessariamente de assentar nos mercados externos.
Verificar quais são as empresas zombie que vivem do crédito bancário e, destas, quais são as viáveis, fechando as outras , irá permitir encaminhar o pouco dinheiro disponível para as empresas e os sectores mais dinâmicos.
O contrário do que defendem PCP e BE .