Para a Rússia é intolerável a Ucrânia juntar-se à UE
Se nos colocarmos no lugar da Rússia é fácil perceber que a anexação da Ucrânia à UE é intolerável. O Ocidente aproximou-se da Rússia convencido que a interdependência económica esbateria a natureza imperial do estado Russo. Um erro crasso. Foi a partir da Ucrânia que nasceu o povo Russo e a língua é praticamente a mesma. Putin não permitirá nunca ficar sitiado na Praça Vermelha.
Antes de terminar queria propor-vos uma outra perspectiva, contrária às anteriores. Refiro-me a um ensaio publicado na última edição da Foreign Affairs no qual John J. Mearsheimer, um professor de relações internacionais da Universidade de Chicago, defende a tese de que a culpa de tudo o que se está a passar é do Ocidente e do seu desejo de integrar a Ucrânia na União Europeia, porventura até na NATO, algo que a Rússia sempre considerou intolerável. Vale a pena conhecer os seus argumentos: ( o observador)
The crisis there shows that realpolitik remains relevant -- and states that ignore it do so at their own peril. U.S. and European leaders blundered in attempting to turn Ukraine into a Western stronghold on Russia’s border. Now that the consequences have been laid bare, it would be an even greater mistake to continue this misbegotten policy.