Os votos contra e os votos a favor
Acima de tudo e com o que podemos sempre contar está a Democracia, as suas regras, os seus consensos e a sua história. E o que a democracia nos diz é que governa quem ganha as eleições. Quem quer confundir votos a favor com votos contra cai no ridículo, no caso o PS. Quanto ao PCP e ao BE já sabemos que não estão interessados na democracia. Servem-se dela para a subverter e para impor as suas regras. Vejamos do que se trata :
O argumento é: deve ser formado um governo liderado pelo PS porque houve uma maioria de eleitores, no caso de 61,5%, que rejeitaram o PSD/CDS. Mas se essa é a lógica temos então 67,6% de eleitores que disseram que não queriam um governo liderado pelo PS. E 89,8% dos eleitores rejeitaram a política defendida pelo Bloco de Esquerda e 91,7% votaram em opções diferentes das da CDU. Quando se opta pela lógica da batata e se prefere olhar para os votos “contra” em vez dos votos “a favor” é aqui que chegamos: não podemos ter um governo que 61,5% não escolheram. Mas devemos ter um governo liderado por um partido que 67,6% não escolheram aliado a partidos que foram rejeitados por cerca de 90% dos votos expressos. E achamos isto legitimo. Mais: há até quem ache isto democrático.
Governa quem ganha . O resto é mau perder, ânsia pelo poder, negar a vontade dos eleitores. Mentir ao povo com que sempre enchem a boca.