Os salários dos trabalhadores em greve são esmagados pela elevada carga fiscal
A greve dos trabalhadores camionistas de matérias perigosas é um conflito entre os baixos salários e a elevada carga fiscal. Como acontece em praticamente todos os sectores em Portugal.
Se o estado aliviar a carga fiscal é possível às empresas aumentar os salários no mesmo nível por forma a manter o mesmo preço final.
Ao preço do produto, acrescem os custos de toda a logística necessária para levar o produto da porta da refinaria até às estações de serviço. Esta componente logística compreende os custos de transporte, armazenamento e distribuição, bem como a margem de comercialização. Tudo somado, esta fatia representa 9,7% no gasóleo e 8,4% na gasolina.
A maior fatia na constituição do preço dos combustíveis é a carga fiscal (IVA e ISP). Este fator é diferente de país para país e explica, quase na totalidade, a diferença de preço entre Portugal e Espanha. No caso português, a carga fiscal constitui quase metade do preço final do gasóleo e mais de metade do preço da gasolina.
Se o governo quiser resolve facilmente o assunto.