Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Os populistas estão a invadir o espaço de comunistas e socialistas

Na Grécia o Syriza cresceu à conta, principalmente, do partido socialista. Em Espanha o Podemos cresce à conta do PSOE. Em Portugal nascem partidos em confronto com a esquerda tradicional.

"Há diferenças entre Podemos e Syriza, mas um elemento em comum: ambos absorveram o eleitorado comunista e estão a conquistar o espaço político dos socialistas. Na Grécia, as primeiras vítimas foram PASOK e KKE, que em 2009 somaram mais de metade do eleitorado grego e agora têm apenas 9,5% (somados). Em Espanha, a IU ameaça implodir e o PSOE surge nas sondagens em terceiro lugar, com uma votação muito inferior aos valores tradicionais."

Em Portugal temos o BE que se pulverizou em vários novos partidos e movimentos. O PCP contenta-se com os seus 10% e a força que tem nos sindicatos e em tudo o que é "público". O PS anda a fazer de conta que não percebe o que dizem as sondagens após três anos terríveis de governação da maioria PSD/CDS. Aliás, António Costa dá mostras de desorientação como se viu na última semana mais uma vez. Passou de ex- Pasok a ex-Syriza numa só semana e já diz que não interessa ser de esquerda ou de direita.

Os Populistas têm uma situação que já não é a que era e ainda não é a que vai ser . O melhor mesmo é prometer tudo e depois logo se vê.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.