Os partidos comunistas que governaram na Europa desapareceram
Eu acho que a vitória do Syriza hoje nas eleições Gregas é uma coisa boa. É boa porque mostra que a Democracia é o único sistema que dá oportunidade a todos segundo o querer do povo. É boa porque vai permitir ( ou não) abrir novos caminhos para problemas velhos. E é boa porque os outros países da Europa vão aprender seja qual for o resultado da experiência governativa do Syriza. Só vantagens, pois. Claro que há aqui algum cinismo mas que me parece inevitável.
Lembremo-nos dos partidos comunistas que governaram na Europa. Desapareceram todos. Espanhol, Francês, Italiano...o português, continua, porque sempre fugiu do "abraço de urso" como o diabo da cruz. E estar na oposição a oferecer o que não se pode dar é muito mais confortável.
Sem deixar de lamentar os sacrificios adicionais que o povo grego pode vir a sofrer, a vitória do Syriza será importante nos dois cenários possíveis. Ou se torna noutro Hollande ou, o que é pior, vai mesmo implementar algumas das medidas que promete.
É verdade que a maioria dos gregos – incluindo o líder do Syriza e muitos dos que votarão no partido – continua a declarar ser a favor da manutenção do país na zona euro. Mas ao mesmo tempo o que os últimos anos revelaram é que, não obstante os muitos milhões de euros de crédito adicional canalizado para Atenas (ou talvez por causa deles), a execução das reformas internas ficou muito aquém do que seria necessário. E sem reformas a Grécia voltará rapidamente à mesma situação que tem conhecido nos últimos anos.
Não é política é aritmética.