Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Os juros não são o diabo são mais do que isso

A Alemanha tem uma constipação e nós aqui apanhamos uma pneumonia. O BCE parte uma perna e nós ficamos a coxear. Eis ao que chegamos.

O PS apressa-se a dizer que não tem culpa ( pois, como haveria de ter ?) . A agência de notação financeira (DBRS) espera o sinal do BCE para nos enviar para o "lixo" ( é por o BCE não nos querer no "lixo" que ainda estamos acima do "lixo" ) . 

E tudo isto porquê ? Porque não crescemos economicamente. Sem crescer não pagamos a dívida nem convencemos os investidores a emprestarem-nos dinheiro nas mesmas condições de Espanha ou Itália. Acresce que andamos a "reverter", leia-se a gastar mais , e as empresas públicas até podem gastar à vontade, segundo o Primeiro Ministro.

Ora, não produzindo mais riqueza e gastando mais estamos a fazer duas coisas mal e ao mesmo tempo. Se não produzimos mais não podemos  gastar mais e se o fazemos cresce a dívida e o défice. Se contemos o défice, produzindo menos e gastando mais então cresce a dívida.

Confusos ? Então perguntem aos investidores . Quem empresta dinheiro a uma trapalhada destas ?

Os "fundamentais" são quem determina o ritmo das taxas de juro. Compare-se a trajectória das taxas de Espanha e Itália com a trajectória de Portugal. Já estamos a pagar o dobro e temos uma dívida/PIB superior.

Mas o melhor mesmo é olhar para o lado e discutir a CAIXA ( onde o PS não teve nem tem culpa nenhuma) e os "abutres" que se preparam para nos levarem " o banco bom " .

É difícil reunir tão rapidamente ( em apenas um ano) as condições para formar uma "tempestade perfeita " . Está aí no horizonte, só não vê que não quer ou seja cego.

 

3 comentários

Comentar post