Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Os grandes negócios do Estado : Swaps pagam juros acima de 100%

Os grandes negócios do Estado que nos são vendidos como soluções que os outros não encontraram . Pagar juros acima de 100%.

Segundo as explicações do Ministério das Finanças, e assumindo as atuais condições de mercado, a taxa a que o Santander se comprometeu a financiar 2,3 mil milhões de euros ao Estado, a 15 anos, rondará os 3%, contra os cerca de 4,3% de juros que o Estado consegue no mercado. O desconto de cerca de 1,3 pontos percentuais representa uma poupança em torno de 450 milhões de euros. A este valor soma-se um perdão de juros de mora nos pagamentos que as empresas deixaram em atraso, desde 2013, e uma partilha de custas judiciais. Tudo junto, são quase 500 milhões de euros poupados.

Se as perdas potenciais se concretizarem, isto significa que, em vez de custos de 1,6 mil milhões de euros, o acordo permitiu baixar este custo para 1,1 mil milhões de euros. Mas este valor ainda pode mudar.

E pode mudar para pior é essa a alta probabilidade. É isto o que podemos esperar das empresas de transportes com gestão pública . E responsáveis, há ?

transportes.JPG

 Quem não tem dinheiro ( Estado) vai buscá-lo ao custo que os banqueiros  quiserem