Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Os alunos preferem as escolas privadas

O Ministério devia perguntar-se porque preferem os alunos frequentar as escolas em associação quando há oferta pública e privada.

O agrupamento de 15 escolas, conta Fátima Ribeiro, já chegou a ter 1700 alunos. Hoje, está "com 600 e tal, já com o pré-escolar e o 1.º ciclo". E o principal motivo para essa realidade, garante, é a concorrência direta do colégio. "Começámos a perder alunos porque os alunos começaram a ir para o colégio sem pagar nada. Até aí pagavam. Havia escolha para o ensino que pretendiam, privado ou público, mas se queriam o privado tinham de pagar. Agora toda a gente pode ir para o privado, porque não paga nada. E o Estado paga a dobrar", critica. A dobrar ? Mas o estado não paga por aluno o mesmo na pública e na privada?

"Queixam-se de que os alunos deixam as escolas públicas e vêm para cá? Se calhar deviam questionar-se por que o fazem", dispara. "Eu também já fui presidente da associação de pais de uma EB 2,3. Esta é uma escola diferente, com valores", explica. "E os pais sabem discernir o que é melhor para os seus filhos. Aqui têm a certeza de que não há atrasos com colocações de professores, que se falha um professor este é automaticamente substituído", explica.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.