Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Oremos

O BCE está quase a atingir o limite de compras da dívida portuguesa. A partir daí não há mais compras e sem o programa de compras da dívida é mais do que certo que as taxas de juro vão crescer.

"A taxa de juro das obrigações a 10 anos em Portugal subiu dos 1,744% do fecho na sexta-feira para 3,342% esta segunda-feira, o nível mais alto em seis meses". Entretanto já desceram mas não para o nível anterior, estão à volta dos 3%. Quanto subirão sem a ajuda do BCE ?

Esta limitação poderá atenuar  o efeito do programa de compras do BCE nos juros da dívida pública de Portugal e Irlanda, bem como de outros países onde o limite esteja mais próximo de ser atingido, realça a Reuters.

Era só o que faltava para o desastre ser completo depois dos índices económicos revelados para o 1º trimestre . Se tudo isto se confirmar e não vejo que pelo andar da carruagem a situação possa ser muito diferente, as taxas de juro podem iniciar nova rota de crescimento . Se assim for a preparação do Orçamento para 2017 vai ser um tornado com epicentro em Bruxelas.

Mas cá vamos, não cantando e rindo, mas com as barrigas de aluguer ...