O Syriza ainda não ganhou nada e já PODEMOS ?
Algum investimento público deixa de contar para o défice. Esta boa notícia deve-se à pressão dos partidos pró-crescimento e menos austeridade ou já é consequência dos bons resultados da fase de austeridade?
Dizem os socialistas : “em caso de recessão económica muito severa, não será exigido qualquer ajustamento”, pelo que este pode ser um sinal de uma Europa mais virada para o crescimento e menos centrada na austeridade.
Dizem os social democratas : Vai ser possível fazer reformas de forma mais suave, com efeitos menos drásticos”, explica o eurodeputado, sublinhando que a ideia da Comissão é apoiar os Estados para que estes levem a cabo “investimentos e reformas a pensar no crescimento”.
Bruxelas flexibiliza austeridade aceitando que algum investimento público não seja contabilizado para apuramento do défice. António Costa já tinha avançado com esta ideia. É desta que os motores da economia aceleram ?