O rendimento básico incondicional para todos
Há um referendo brevemente na Suíça e um teste na Holanda já em 2017. A Finlândia também está na linha da frente. Como reagem as pessoas ao receberem um rendimento mínimo de 800 euros a 1 000 euros ? Caiem na armadilha da pobreza não procurando trabalho ?
Desde 1960 que esta questão tem sido abordada nos US e na Europa . A enorme carga burocrática do actual sistema seria aliviado.
O Rendimento Básico Incondicional (RBI) visa garantir a todos os cidadãos um rendimento mínimo que permita assegurar a subsistência.
O movimento foi relançado na América do Norte nos anos 1960, em pleno movimento pelos direitos cívicos, e na Europa ocidental em 1986, com a criação da Rede Europeia para o Rendimento Básico (Basic Income European Network, BIEN), com sede em Lovaina, Bélgica, que alterou o seu nome em 2004 para Rede Mundial para o Rendimento Básico (Basic Income Earth Network).
Na Europa de hoje, um grupo de organizações lançou em 2013 uma petição para pedir às autoridades da União Europeia (UE) iniciativas para a realização de estudos e projectos-piloto de rendimento básico incondicional no continente.
O estado social europeu é uma das maiores invenções sociais da humanidade e continua a explorar novos caminhos.