Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O pior do capitalismo e o pior do comunismo

Na antiga RDA as farmacêuticas do lado de cá, pagavam ao governo comunista do lado de lá, para fazerem experiências de novos fármacos em humanos. É claro que as cobaias eram os menos informados e os mais desprotegidos. É verdade, a existência de cobaias no sistema comunista mostra bem que as pessoas estão muito longe de serem iguais. E mostra que é mais difícil encontrar cobaias no sistema capitalista  porque as pessoas são mais informadas e há um maior escrutínio por parte da sociedade .

Não é claro que as cobaias soubessem ao que iam . O que se sabe é que o governo comunista estava perto da bancarrota e era por sua iniciativa que as farmacêuticas faziam as suas experiências em hospitais do regime. Quer dizer o capitalismo explorava a miséria e o comunismo também. Sem tirar nem pôr.

Sem democracia e sem estado de direito o comunismo e o capitalismo equivalem-se no que têm de pior. Não é possível um povo ser informado e gozar dos direitos mais elementares se for pobre. Se for pobre não terá capacidade para sustentar um estado social por incipiente que seja. Ora a verdade, é que nunca em circunstância alguma o comunismo conseguiu tirar os povos da miséria. E é nessa incapacidade de produzir riqueza que está parte da diferença. A outra parte está no facto de que só se cria riqueza se houver liberdade individual para tomar iniciativa. Veja-se como o Partido Comunista Chinês importou o sistema capitalista para fazer crescer a economia.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.