Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O PIB pode chegar aos 2% em 2015

Uma "local" pequenina na primeira página do Expresso chama a atenção para uma possibilidade de grande impacto no crescimento da nossa economia. O preço actual do petróleo nos mercados internacionais . O preço do barril anda agora nos 82 dólares e tudo indica que é para manter ( desde Junho que está a descer). As contas foram feitas na base dos 127 dólares. Como importamos todo o petróleo que consumimos é óbvio que a poupança e a competitividade dos nossos produtos  crescerá muito. Pelas razões apontadas no texto anterior.

Com o PIB a crescer 2% outro galo cantaria. Desde logo (é dos livros) a criação de emprego disparava. Desciam as prestações sociais aos desempregados ( por serem em menor número) e os produtos exportáveis seriam mais competitivos o que levava ao aumento das vendas no exterior.

Para ajudar o BCE anda a injectar milhões de euros nos bancos com o intuito de elevar a inflação aos 2% e assim estimular a economia. Com mais moeda em circulação a paridade com o dólar continuará a descer. Ter uma economia débil com uma moeda forte é um dos nó cegos.

Tudo isto é possível e muito provável. O governo com medo do argumento que o pode obrigar a abrir os cordões à bolsa não fala no assunto. Ou então não fala porque " a esmola é grande e o pobre desconfia". A oposição não fala porque este é o seu pior pesadelo, embora seja o cenário mais feliz para o país. Por cada 20 dólares de descida no preço do barril o PIB cresce 0,5%. E 2014 ainda vai a tempo de sair beneficiado?

petroleo.jpg