Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O governo de António Costa é a melhor garantia para Marcelo

As sondagens mostram que Marcelo Rebelo de Sousa ganha à 1ª volta e numa hipotética 2ª volta  ganha com maior vantagem. Isto só se explica porque os eleitores querem equilibrar o poder do governo e dos seus apoios de extrema esquerda - PCP e BE.  E os dois primeiros meses de governação não ajudaram. O PS não descola e pagará a factura.

O sinal mais forte é que Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa travam uma luta entre si para o segundo lugar quando deveriam estar a tentar travar a vitória de Marcelo na 1ª volta. O segundo sinal forte vem dos que aparecem sempre quando a derrota está perto. Já aconteceu mais que uma vez. A muralha de aço ou a Frente antifascista.

O problema é que mesmo que o PS se junte num só candidato ( a soma dos dois dá agora 36% ) e mesmo que negoceie os votos de Edgar Silva (4%) e de Marisa Matias ( 4,2%) mesmo assim fica muito longe da maioria (50% + 1 ).

Vale a pena estar no governo um ou dois anos para dar de bandeja o palácio de Belém a Marcelo por dez anos ? Se o PS estivesse em condições - económicas, sociais e políticas - de fazer a diferença para os últimos quatro anos, concordaria, mas não está. E não estando o que teria valido a pena era uma coligação com o PSD. Há problemas estruturais do país que só os dois partidos podem resolver. Muito para além da reversão, da revisão, da devolução...