O Estado totalitário - a seguir à emergência a requisição civil
A extrema esquerda não consegue conter-se e já fala na requisição civil dos hospitais privados. A seguir ao estado de emergência a requisição civil . Para quem acha que PCP e BE são partidos democráticos o canto da sereia mostra como estão enganados.
E também já apareceu " Um gabinete de monitorização" uma espécie de "economia planificada" tipo ex-URSS . O assalto dos mesmos de sempre está à vista.
Os inimigos da Democracia não perdem tempo nem a oportunidade .
No dilema entre segurança e liberdade é necessário manter uma certa desconfiança em relação ao exercício do poder por parte do governo e mais ainda na ausência de travões constitucionais. A este respeito, seria importante que o intervencionismo estatal, anunciado para os próximos meses, não resultasse em ainda maior intervenção do Estado.
Deste modo, o apoio estatal, deveria incidir essencialmente no pagamento dos salários das pessoas colocadas em “lay-off”, no alargamento do âmbito e das condições de atribuição do subsídio de desemprego, e no alívio da tesouraria das empresas através da redução da carga fiscal.
O Estado deveria também facilitar o financiamento da economia através do reforço do sistema bancário de garantias mútuas, mas sem impor condições irrealistas quer às empresas quer aos bancos. Tudo o mais levará à criação de outros problemas.
António Costa esteve bem ao opor-se às propostas do PCP e do BE . Eu sou um social-democrata disse o primeiro ministro na Assembleia da República.