Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O dinheiro do BCE vai enfim chegar à economia ?

Um vasto programa de dívida hipotecária aos bancos por parte do BCE pode não chegar à economia. Os balanços bancários vão ficar mais folgados para apoiar a economia mas ainda não é o programa de compra de dívida directamente aos privados. A ideia, para já, é fazer subir a inflação aos 2%.

O BCE "vai comprar uma vasta carteira de dívida titularizada", declarou Draghi na conferência de imprensa que se seguiu à reunião mensal do banco. Draghi referiu que o pacote de compra de ativos do BCE inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro. O presidente do BCE não precisou o montante deste programa de compra de ativos, que deverá ser lançado a partir de outubro.

Entretanto a taxa directora baixou para o,o5% que está agora ao nível da taxa directora da Reserva Federal Americana. Ao mesmo tempo baixou a taxa de remuneração dos depósitos dos bancos de -1% para -2 % com vista a desincentivar o  parqueamento de dinheiro no banco central. Devagar, devagarinho, as medidas não convencionais estão a ser implementadas na Zona Euro. Não estraguem.