Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O controlo comunista da escola pública

Não interessa a preferência das famílias e dos alunos nem os resultados. Onde houver uma escola pública e outra privada fecha a privada. Há razão mais burra?

Num orçamento de 5,5 mil milhões as escolas com contrato representam 150 milhões de euros. A razão não pode ser financeira. Trata-se da velha e sempre presente tentativa dos comunistas impor aos outros o seu modelo centralizado e de modelo único. Com os resultados que se conhecem .

O que é preciso saber é se o serviço público de ensino deve tender a ser um sistema fechado, monopolizado por escolas do Estado, comandado a partir da 5 de Outubro e onde os professores são tratados como números arrumados em “listas ordenadas” que determinam as escolas em que são colocados, ou se nesse serviço público podem coexistir e concorrer diferentes tipos de escolas.

Em vários sectores o estado já percebeu que o monopólio, seja público ou privado, não responde ao interesse dos cidadãos, como é o caso da saúde onde há complementaridade e uma salutar concorrência, única forma de aperfeiçoamento. 

A rede de farmácias, que serve qualquer doente do SNS, é predominantemente privada, assim como a de centenas de laboratórios que realizam exames auxiliares de diagnóstico.

A rede pública de educação também integra, no pré-escolar, uma maioria de estabelecimentos privados, sobretudo de instituições particulares de solidariedade social.

A visão estatista, iliberal e jacobina do serviço público de Educação entende que o Estado deve ser, à soviética, o proprietário de todas as escolas e o patrão de todos os professores. "Como em tempos expliquei, ainda no tempo de Nuno Crato, isso faz de Mário Nogueira o verdadeiro ministro da Educação."

O problema está em termos o sistema educativo mais centralizado, mais burocratizado e mais dependente das negociações com os sindicatos do Hemisfério Ocidental.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.