O Brexit é uma enorme oportunidade para a União Europeia
Casa roubada trancas na porta. A UE vai ao baú e tira de lá as grandes medidas que podem fazer toda a diferença. Normalização da taxa fiscal para as empresas, apoio ao Fundo de desemprego a nível europeu, mais investimento e postos de trabalho e menos rigidez no Tratado Orçamental.
...mas que remete para projectos que estão já há algum tempo na gaveta, designadamente no domínio da segurança (como a criação de uma guarda fronteiriça europeia para melhor prevenir actos terroristas), da competitividade e do desemprego, através do reforço da convergência de políticas na Zona Euro "incluindo nos domínios social e fiscal".
No âmbito do euro, está há já algum tempo na calha a harmonização da base tributável e das taxas de imposto sobre as empresas, assim como a harmonização de critérios mínimos para algumas prestações sociais - passo prévio fundamental para que se possa eventualmente avançar com o financiamento europeu de parte do subsídio de desemprego, como vem sendo proposto desde 2012.
Já é tempo que a UE dê provas de solidariedade sem deixar cair o rigor nas finanças. Há mais vida para além do déficite.