O BE não é confiável
Segundo Vital Moreira, o Bloco não é confiável enquanto apoio da maioria ao assestar um golpe político no governo no caso da CAIXA.
O constitucionalista defende que "ao juntar-se à direita para assestar um golpe político no governo que apoia, lembrando-lhe da pior forma que é minoritário sem o seu apoio, o Bloco revelou que não é confiável como partido da maioria parlamentar".
O BE viabilizou a proposta dos sociais-democratas ao votar ao lado da direita. PS e PCP votaram contra. O projecto de lei do PSD obrigava os novos gestores da CGD a tornarem públicas as declarações.
O PSD deve assim ao BE a sua primeira vitória parlamentar no actual contexto. A esta votação do BE não são estranhas as sondagens que dão ao PS uma quase maioria absoluta, enquanto BE e PCP caiem nas intenções de voto. O PCP, com uma intenção de voto muito baixa, vai começar a ter problemas com os seus apoiantes que nunca engoliram com agrado a actual formulação política.
A conflitualidade entre PS, BE e PCP vai acentuar-se com as dificuldades perante Bruxelas no plano orçamental e, internamente, com o crescimento débil da economia.