Nunca tantos viveram tão bem durante tanto tempo
O que Henrique Monteiro diz aqui, pode ser resumido nesta frase : nunca tantos viveram com esta qualidade de vida durante tanto tempo. De uma forma desigual, mas o mundo produziu mais riqueza que está melhor distribuída. Esta é uma verdade inquestionável.
Não quero com isto insinuar que a pobreza que se gera entre nós e noutras paragens da Europa e dos países ricos Ocidentais não deva ser combatida. Claro que deve e por todos os meios. A desagregação desigualitária de uma sociedade é meio caminho andado para a tirania. Mas, como dizia Isaac Newton, "Gosto muito de Platão, gosto muito de Aristóteles, mas gosto mais da verdade". E a verdade é esta: há ricos muito ricos, continua a haver pobres muito pobres, mas os pobres estão menos pobres e a desigualdade, afinal, nem sequer está a aumentar.
Se eu produzir mais e ganhar mais dinheiro não estou, forçosamente, a fazer com que alguém fique com menos dinheiro. A troca justa, quando existe, permite que ambos os lados ganhem. Acontece que apesar de muitas trocas injustas (ou mesmo criminosas) há inúmeras trocas justas, ou aproximadamente justas.E, estas são, de longe, a grande maioria.