Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Nunca tantos viveram com esta qualidade de vida durante tanto tempo

Os sistemas caiem porque não respondem aos anseios da população. Mesmo contra tanques e armas haverá um dia que a população exige ter uma voz. É por isso que a Democracia e a economia de mercado sobrevivem. Nunca tantos viveram com esta qualidade de vida durante tanto tempo. Pela primeira vez só 10% da população mundial vive abaixo do limiar da pobreza.

Não se espere que se deite borda fora o menino com a água do banho.

Como as várias experiências socialistas têm mostrado o sistema é incapaz de produzir o suficiente para alimentar as populações. A Venezuela é um bom exemplo. A apodrecer de petróleo e com a população sem acesso aos produtos mais elementares. À volta da UE os países saídos da órbita da ex-URSS, os mais pobres dos pobres, tentam entrar no paraíso capitalista da UE.

Há desigualdade ? Claro, mas a capacidade do sistema crescer faz com que todos cresçam, uns mais outros menos, mas crescem todos. Serem todos igualmente pobres não é solução.  O que a Democracia tem de inigualável é juntar o crescimento com a liberdade individual, a solidariedade social a caminho de uma sociedade cada vez mais justa, onde a maioria vive bem.

O capitalismo, com as desvantagens inerentes, é um sistema que cria oportunidades e que consegue reinventar-se e fortalecer-se. Que o socialismo contribua para uma sociedade mais igual mas sem comprometer a iniciativa e o génio individual.

A realidade é o que é.