Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Nas sociedades democráticas o Estado de Direito controla o Big Brother

Claro que a segurança vai impor cada vez mais medidas que de alguma forma limitam a liberdade dos cidadãos. Também vamos ter ( já aí estão os primeiros sinais) um Estado cada vez mais invasivo. Mas numa sociedade democrática é possível controlar esse poder assustador.

Porque haverá sempre uma voz livre e corajosa que se manifesta, um Estado de Direito que impõe a superioridade da Lei e que é igual para todos . Haverá sempre a liberdade de expressão, a comunicação social livre e uma sociedade civil que resistirá.

“No que diz respeito à implementação da tecnologia de IA, não se pode negar que a China já está a ir muito além do que os Estados Unidos”, mostra uma pesquisa feita pela empresa chinesa Tencent.

Em termos comparativos, a China já superou os Estados Unidos, conhecidos como um dos países mais vigiados do mundo. Nos Estados Unidos existem em todo o país 50 milhões de câmaras administradas pelo Estado.

Mas tal como Trump que nunca terá o poder de Putin ou do presidente chinês, também o Big Brother cairá nas malhas dos pesos e contrapesos da política e da Justiça democráticas.

Mas não podemos baixar a guarda .

Conta-se que o Imperador Carlos V pôs-se à conversa com um moleiro a quem terá dito : Se eu quiser fico-te com os teus três moinhos. A que o moleiro respondeu : Em Berlim estão os juízes.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.