Não são só os muçulmanos moderados que vão sofrer
Quem vai sofrer a retaliação são os muçulmanos moderados a residir na Europa... Isto só vai servir para dar força à extrema direita e a movimentos nacionalistas.
Mesmo que a grande maioria dos cidadãos europeus continue a defender a liberdade e a não se deixar intimidar por extremismos, venham de onde vierem, a verdade é que a rede de vigilância e de segurança vai continuar a apertar. E, nesse processo, são os cidadãos europeus que mais perdem.
Já tive toda uma sala cheia de progressistas contra mim, depois dos atentados de Londres e em Espanha, quando disse que, para além das vítimas directas, todos os que amam a liberdade sofreriam com o apertar da rede da segurança.
Hoje sabemos que todos nós somos "escutados" e "vigiados" e esse privilégio devemo-lo aos extremistas de todas as matizes. E os piores de todos são os que, vivendo entre nós, e sendo ocidentais, escolhem odiar a terra onde vivem, onde serão enterrados e onde viverão os seus filhos e netos.
A maior intolerância, a mais dificil de aceitar, é a que é agitada por heróis soviéticos, cubanos, coreanos, muçulmanos e outros que se servem da Democracia para a derrubar.