Não sabemos porque fazemos greve mas o governo sabe
É como o bêbado que chega a casa e dá uma sova na mulher. Ele não sabe porque lhe dá porrada mas a mulher sabe. Assim estão os sindicatos das empresas de transporte público. Fazem greve não por causa do governo de António Costa mas por causa do governo de Passos Coelho.
Um quadro de provocações aos maquinistas pelo governo que já não governa, merece bem uns dias de greve na quadra natalícia. Para que António Costa coloque no sapatinho as reivindicações dos grevistas. Uma espécie de greves antecipadas . Neste jogo, os utentes que pagam o passe antecipadamente, não são dados nem achados. Já pagaram o passe mas vão ficar em terra . Eles, os utentes, não sabem mas a verdade é que têm a culpa de tudo. Pagam o passe antecipadamente porquê ? É mais barato mesmo não usufruindo do serviço repetidamente ?
Outra hipótese é não precisarem dos transportes públicos. O primeiro passo é investirem o seu dinheiro num transporte que lhes assegure o serviço. Comecem por aí, vão ver que os trabalhadores dos transportes públicos se deixam de greves preventivas. É que só lhes dói se lhes forem à carteira
"Há uma decisão de realizar um número mais alargado de greves" caso o governo não responda positivamente a questões como a alteração dos regimes de férias e dos horários dos trabalhadores. E nem o compromisso de reverter o processo de concessão da gestão do metro a privados nem a promessa de devolver os cortes feitos nas suas pensões os faz recuar.
Não é uma greve é uma chantagem.