Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Não sabem que Portugal esteve 900 anos fora do Euro?

E qual foi a vantagem que o país teve com isso? Fomos sempre um país pobre, desigual, não competitivo pese embora termos moeda própria.

Esta tese é defendida num texto conjunto publicado no “Project Syndicate”, um dos sites mais conceituados de opinião, por sete economistas europeus, entre os quais estão o português João Ferreira do Amaral, o alemão Hans-Olaf Henkel e o francês Jean-Pierre Vesperini. 

“Os outros países membros teriam de decidir se querem manter o euro na sua forma amputada ou regressar às suas moedas nacionais, possivelmente atreladas ao marco ou ao franco. Independentemente da sua decisão , a competitividade dos preços das economias mais fracas da Zona Euro iria melhorar consideravelmente”, antecipam.

Mas o passado não mostra exactamente o contrário? A competitividade dos preços de uma economia das mais fracas da Europa ( a nossa) alguma vez melhorou consideravelmente por ter moeda própria? Empobrecer o país com desvalorização da moeda alguma vez resolveu os problemas estruturais da nossa economia ? Porque seria agora diferente?